data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Jean Pimentel (Diário)
A Câmara de Vereadores de Restinga Sêca aprovou, nesta semana, um projeto de lei que cria uma parceria entre o município e a Associação Protetora dos Animais, conhecida como Focinhos de Restinga, para a criação do serviço municipal de esterilização e controle populacional de animais.
Conforme o plano de trabalho apresentado no projeto, a sala de castração atenderá animais abrigados por protetores vinculados aos Focinhos, animais de rua/comunitários, de famílias que são inscritas no Cadastro Único/Bolsa Família que não tenham condição financeira de pagar por castração e aqueles oriundos de protetores individuais do município, desde que assim sejam reconhecidos pelo Conselho Municipal de Política Animal (Comupa).
Mulher que teve 40% do corpo queimado em incêndio aguarda transferência para Capital
A presidente da Focinhos de Restinga, Edimeia Guidetti, aprova a medida.
- Será um grande benefício para toda a comunidade, porque vamos conseguir combater de forma mais eficiente o problema do abandono e reprodução de animais nas ruas - comemora.
Com os recursos que serão repassados pelo Fundo Municipal da Política Animal (Fumupa), a associação comprará os equipamentos e instrumentos cirúrgicos necessários para a realização de castrações, avaliados em R$ 26 mil. Já o município disponibilizará uma sala e um médico veterinário para a execução dos serviços.
Nova sede do Fórum de Faxinal do Soturno será inaugurada nesta quinta
A presidente do Comupa, a médica veterinária Saline Santos, diz que o controle populacional dos animais de rua e daqueles pertencentes a famílias atendidas por programas sociais era uma demanda antiga. Responsável pela criação do conselho e do fundo de política animal, o vereador Norton Soares (MDB) acrescenta que a proposta é um trabalho que vinha sendo feito há bastante tempo.
- Estamos dando mais um passo importantíssimo no combate ao abandono de animais, o que é totalmente alinhado ao cuidado com a saúde pública em nosso município - diz.
O projeto segue para a sanção do prefeito Paulinho Salerno. (Informações da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca)