controle

Câmara aprova projeto de lei para a castração de animais

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Jean Pimentel (Diário)

A Câmara de Vereadores de Restinga Sêca aprovou, nesta semana, um projeto de lei que cria uma parceria entre o município e a Associação Protetora dos Animais, conhecida como Focinhos de Restinga, para a criação do serviço municipal de esterilização e controle populacional de animais.

Conforme o plano de trabalho apresentado no projeto, a sala de castração atenderá animais abrigados por protetores vinculados aos Focinhos, animais de rua/comunitários, de famílias que são inscritas no Cadastro Único/Bolsa Família que não tenham condição financeira de pagar por castração e aqueles oriundos de protetores individuais do município, desde que assim sejam reconhecidos pelo Conselho Municipal de Política Animal (Comupa).

Mulher que teve 40% do corpo queimado em incêndio aguarda transferência para Capital

A presidente da Focinhos de Restinga, Edimeia Guidetti, aprova a medida.

- Será um grande benefício para toda a comunidade, porque vamos conseguir combater de forma mais eficiente o problema do abandono e reprodução de animais nas ruas - comemora.

Com os recursos que serão repassados pelo Fundo Municipal da Política Animal (Fumupa), a associação comprará os equipamentos e instrumentos cirúrgicos necessários para a realização de castrações, avaliados em R$ 26 mil. Já o município disponibilizará uma sala e um médico veterinário para a execução dos serviços.

Nova sede do Fórum de Faxinal do Soturno será inaugurada nesta quinta

A presidente do Comupa, a médica veterinária Saline Santos, diz que o controle populacional dos animais de rua e daqueles pertencentes a famílias atendidas por programas sociais era uma demanda antiga. Responsável pela criação do conselho e do fundo de política animal, o vereador Norton Soares (MDB) acrescenta que a proposta é um trabalho que vinha sendo feito há bastante tempo.

- Estamos dando mais um passo importantíssimo no combate ao abandono de animais, o que é totalmente alinhado ao cuidado com a saúde pública em nosso município - diz.

O projeto segue para a sanção do prefeito Paulinho Salerno. (Informações da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Coleta Seletiva recolheu 226 toneladas de recicláveis em Restinga Sêca

Próximo

Mulher que teve 40% do corpo queimado em incêndio aguarda transferência para Capital

restinga sêca